luiz-antonio-lanza-k

Luiz Antônio Lanza

PROFISSIONAL DE ARQUITETURA 31 3496-6842 Rua Laudelina Carneiro, 236 - Pampulha Enseada das Garças
Belo Horizonte - MG
www.lanzaarquitetos.com.br lanzaarquitetos@terra.com.br

Luiz Antônio Lanza foi graduado em Arquitetura pela UFMG em 1966. Neto de italianos, ele encantou-se cedo pelas obras da arquitetura egípcia, grega e romana, pela correta adequação das formas à sua finalidade, pelo tratamento esmerado e preciso nas suas proporções e pela impressionante capacidade de conseguir resultados, tão maravilhosos e expressivos, através de tanta simplicidade de meios, usando apenas a pedra para vencer grandes vãos e desafios. Todas essas obras encantaram o menino através da leitura dos livros que o pai tinha em casa e despertaram mais tarde, no homem e arquiteto que viria a ser, o gosto pelas formas simples, harmoniosas, bem proporcionadas e com uma relação marcante com seu entorno.

O traço reto, preciso e contemporâneo, presente em seus projetos, é sua marca registrada. Professor de Arquitetura na UFMG e PUC/Minas por mais de 30 anos, foi a partir da carreira solo, como arquiteto, criando projetos industriais e comerciais para a iniciativa pública e privada e, posteriormente, optando pela criação de residências particulares, que a sua genialidade e inspiração afloraram, tornando o conjunto da sua obra reconhecida e admirada em nível nacional e internacional.

Lanza projetou diversos edifícios comerciais e industriais em Belo Horizonte, como o Edifício Sede da Líder Táxi Aéreo, o Parque Gráfico do jornal “O Estado de Minas”, a Praça de Esportes e a Sede Náutica do Pampulha Iate Clube, o Parque Industrial da Alimenta e diversas concessionárias de veículos. Assinou também, projetos de inúmeras residências em Belo Horizonte, Brasília e interior de Minas Gerais.

Detentor de inúmeras premiações e publicado em revistas e livros do segmento, Lanza foi eleito, em 2013, um dos 10 arquitetos mais influentes do Brasil.

Casa em Brasília - Lago Sul - 1.400m2

Projetada num bloco de 2 pavimentos contendo as áreas social e íntima e num bloco térreo, perpendicular ao primeiro. As áreas sociais se distribuem livremente, sem obstáculos visuais, em volta de um grande espaço central com pé direito duplo e se integram com as áreas externas, com as áreas de lazer e com a piscina através de grandes panos de vidro, garantindo uma iluminação natural, algumas vezes vindo do alto, bem dosada, criando ambientes agradáveis, como na sala de estar que tem um pé direito mais elevado. Grandes portas corrediças de vidro garantem uma boa circulação de ar, tanto no primeiro, como no 2º pavimento.As alvenarias externas foram revestidas de pintura texturizada. Os pisos das áreas sociais e a parede da lareira são de mármore travertino, a passarela de entrada é de castellato de demolição na área externa e de madeira de demolição na área interna. Os pisos dos quartos são de madeira de demolição.
A piscina - fundo, paredes e bordas - foi revestida de Cristal Pool.Destaque para a composição volumétrica, onde o bloco principal é “desconstruído” pela utilização de vazados, pelos avanços dos beirais, pelos pergolados e pela transparência dos panos de vidros. A piscina avança sobre o pergolado da área de lazer e invade a sauna por baixo do pano de vidro.

Casa Bosque da Ribeira - Nova Lima - MG - 790m2

Em razão da acentuada inclinação do terreno, foi adotada uma solução onde o volume principal da casa, contendo as áreas sociais, situa-se sobre uma plataforma na qual está também, a piscina. Sob ela estão localizados a suíte máster, o quarto de hóspedes e as áreas de serviço. O acesso se faz por uma ponte coberta sob a qual passa a rampa de acesso dos veículos até a garagem. A implantação buscou valorizar os volumes da casa. Todas as áreas sociais e intimas se abrem em grandes lâminas de vidro, situadas na altura da copa das árvores, convidando-as a fazer parte da ambientação. Os espaços se distribuem livremente, sem interrupções ou vedações, propiciando uma visão abrangente de todo o conjunto e da mata ao redor. Os materiais escolhidos foram os que pareceram mais adequados para resolver os problemas de ordem prática e, ao mesmo tempo, os mais indicados para expressar o caráter da obra. Toda a área social está integrada com o deck e a piscina, possibilitando sua utilização para todos os eventos.

FOTOS PROJETOS JOMAR BRAGANÇA